Com um novo formato por conta da pandemia, crianças e adolescentes são convocados a cumprirem missões transformadoras com a possibilidade de ganharem recompensas
A 6ª edição do Desafio Criativos da Escola, iniciativa do programa Criativos da Escola, do Instituto Alana, já começou. Voltado a estudantes do ensino fundamental ou médio, o Desafio vai propor uma jornada criativa com uma série de missões, para mobilizar crianças e adolescentes de todo o país.
Frente a realidade imposta pela pandemia do novo coronavírus, o Desafio 2020 foi reformulado e está dividido em três etapas: Fagulha, Chama e Premiação. Mesmo sendo complementares, as etapas da jornada criativa são independentes. Para participar, basta acessar a página do Desafio.
A primeira etapa é individual, já está aberta e ocorrerá até o dia 4 de setembro. Para compreenderem o seu lugar no mundo, os estudantes farão reflexões sobre si mesmos e sua relação com as pessoas que estão a sua volta, por meio das missões Opina, Se Joga!, Minha Quebrada e Surpreenda!
Respeitando as determinações de isolamento social, as crianças e adolescentes deverão expressar suas qualidades ou habilidades por meio de texto, imagem ou vídeo e postar na página do Desafio. Aqueles que cumprirem de três a quatro missões participarão de um bate-papo online com o influenciador digital Vitor diCastro. Já aquelas e aqueles que tiverem as produções mais votadas na página do Desafio irão ganhar como recompensa o jogo A Missão do Criativos da Escola e um livro autografado do Manual do Mundo.
Próximas etapas
A partir do dia 15 de setembro, se inicia a Chama, a “etapa coletiva” da jornada. Ao realizarem as missões propostas – com os grupos reunidos virtualmente, respeitando o isolamento social, os estudantes terão subsídios para construir um plano de ação que tenha o objetivo de transformar a realidade em que vivem e poderão inscrevê-los para a etapa de Premiação nacional, a partir de 13 de outubro.
Diferentemente dos anos anteriores, o Desafio 2020 irá contemplar planos de ação ao invés de projetos finalizados. A premiação selecionará as propostas mais bem estruturadas e que evidenciem a empatia, a criatividade, o protagonismo e a colaboração das crianças e dos adolescentes. Para se inscrever na Premiação, os estudantes podem ou não ter participado da jornada criativa. Mais informações clique aqui.
Sobre o Instituto Alana
O Instituto Alana, criado em 1994, é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Alana